• novos universos
  • novas possibilidades
  • novos resultados
  • novos mercados
  • novos negócios
Aguarde...
Games
Jogos play-to-earn e blockchain na prática
Entenda como funciona modalidade que premia jogadores e como se favorece da tecnologia blockchain.
26/11/2022


Os jogos Blockchain permitem que os jogadores ganhem enquanto jogam. Jogos nesse estilo estão ganhando popularidade rapidamente. Em alguns países do mundo, os jogadores supostamente ganham o dobro ou o triplo do salário mínimo local. As Filipinas lideram esse ranking em volume de usuários, com Argentina e Brasil logo atrás.



O que são jogos play-to-earn, ou P2E?

Quem quer entender o potencial do P2E, deve entender que uma economia sustentável de tokens de um jogo é o principal fator na sua construção. Essa economia pode passar por colecionáveis, prêmios em forma de NFTs, avatares e moedas próprias com valor de mercado.


O conceito de colecionáveis digitais não é novo para quem já está inserindo no mundo dos games: os jogadores já entendem utilidade e escassez e estão acostumados a comprar itens por meio de microtransações e passes de temporada. Os jogos play-to-earn permitem que ganhem prêmios em valores reais e até recebam uma porcentagem de revendas futuras, que se valorizam nas trocas de temporados de cada jogo.

Image Title

Axie Infinity

Como a blockchain está mudando os jogos?

A tecnologia blockchain pode ser utilizada em serviços de desenvolvimento de jogos devido à sua flexibilidade inerente. Entre as principais mudanças que ela pode trazer ao mercado gamer estão:



01) Os jogos se tornam mais seguros:


Hackers não conseguem derrubar uma rede descentralizada devido à ausência de servidores e técnicas eficazes de criptografia de dados.



02) Permite a propriedade real dos ativos do jogo:


Serviços blockchain permitem que os ativos do jogo também sejam mantidos fora dele, de maneira segura e transparente. A propriedade digital na forma original é um dos princípios básicos dos jogos suportados pela blockchain, pois permite que os jogadores troquem bens valiosos e ganhem com seus sucessos, se desejarem.



03) Permite que os jogadores controlem seus jogos favoritos:


A maioria dos jogos que giram em torno da blockchain são controlados pela comunidade e descentralizados, o que significa que os usuários são os que determinam futuras atualizações, recursos e a direção geral do programa.



04) Os jogadores podem ganhar pontos convertíveis em dinheiro quando jogam:


Os jogos baseados em Blockchain são os primeiros que permitem aos jogadores ganhar dinheiro com o progresso do jogo e outros itens, sem a necessidade de terceiros.



05) A tecnologia permite pagamento seguro:


A maioria dos jogos baseados em blockchain utiliza seus tokens criptográficos nativos para pagamento, que não são apenas práticos e lucrativos do ponto de vista do investimento, mas também são seguros, pois todas as transações são registradas e verificadas com a criptografia blockchain.

Image Title

Thetan Arena

No entanto, o uso da tecnologia blockchain trouxe novas oportunidades para vários negócios, mas também criou novos desafios como: complexidade na criação de contas, concorrência pulverizada e veloz, problemas regulatórios e dificuldade de acesso em países onde a conexão ainda é antiquada.


O fato é que a blockchain está apenas começando a mostrar seu potencial no mercado, e os jogos logo estarão incorporando mais e mais funcionalidades relacionadas a ela aos seus gameplays. O importante é estar atento ao ecossistema oferecido pelo jogo, especialmente na harmonia entre economia, segurança e (é claro), diversão.


Fique

por dentro


As últimas notícias da Web3, direto da nossa tripulação. Saiba o que está acontecendo de mais empolgante em tecnologia blockchain, metagames e mais.

Phygital - A moda no Metaverso
A revolução do 5G
O que é voxel art?
Uma revolução sonora - a música na Web3